terça-feira, 12 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

        A educação é um instrumento que possibilita mudanças e deve ser usado sempre em prol do benefício da sociedade e do meio ambiente. O homem é componente da natureza e precisa dela para sobreviver, no entanto, ele vem atuando de uma forma devastadora nos recurso naturais. A Educação Ambiental, segundo o Ministério da Educação e do Desporto, deve permear todo o currículo nos diferentes níveis e modalidades de ensino da educação escolar com o papel fundamental de esclarecer e reorientar tais práticas destrutivas. Seu objetivo é ser um agente determinante na prática dos professores, permitindo um rompimento com o conformismo e alcançando a significância do ensino a favor do bem-estar de todos e do cuidado com o meio ambiente.
O consumismo é um dos responsáveis pela a degradação ambiental. Os professores através da problematização poderão direcionar a visão imediatista de seus alunos que é imposta pela mídia, para uma reflexão de sua prática consumista.

"...parece que educar para o ambiente exige uma compreensão mais integrada do sistema produção/consumo, e um enfoque que privilegie a esfera de produção (causa) que engendra a condiciona toda a dinâmica."  (LIMA, 1999)

          Frases como: "-Compre, Aproveite, Usufrua!", tornam as coisas obsoletas rapidamente, aumentando o consumo como supérfluos, aumentando a exploração dos recursos naturais e a quantidade de lixo produzido. Provavelmente seria diferente se houvesse prática de um consumo sustentável, que implica atitudes conscientes, onde o indivíduo usa o poder de decisão para não compactuar com tal ação maléfica. A interdisciplinaridade na Educação Ambiental deve produzir nos alunos, autonomia, sensibilidade e conscientização nas suas práticas do cotidiano, trabalhando a questão da responsabilidade individual e coletiva.
       A Educação Ambiental segundo Genebaldo Dias (2001) é desenvolver conhecimento, compreensão, habilidades e motivação para adquirir valores, mentalidade e atitudes necessárias para lidar com problemas ambientais e encontrar soluções sustentáveis. E deve abranger todas as disciplinas ao longo do ensino formal, visto que é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A questão ambiental não é um problema puramente ecológico, senão seria uma visão unidirecional, pois acabaria ocorrendo uma separação da realidade com seu propósito. É errado restringir a Educação Ambiental à Biologia, pois seria colocar esta a uma esfera privada, dissociando-se da esfera pública, campo da atuação política e da cidadania (LIMA, 1999).
            Para se praticar a Educação Ambiental é preciso persistência, foco, e um senso estético e ético para a construção de uma sociedade conscientizada e politicamente sustentável. A escola como um espaço do saber deve informar e formar alunos para a conservação e preservação do meio ambiente. 

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