terça-feira, 19 de agosto de 2014

COMO PODEMOS CONTRIBUIR?



O cidadão tem o dever de cuidar do meio ambiente. Faz parte do exercício da sua cidadania ter práticas sustentáveis, visto que o meio ambiente é qualquer lugar onde o homem está inserido. É o local onde existe vida. Tudo é meio ambiente. E mediante isto, é possível que determinadas práticas virem hábitos que irão trazer para sociedade ao longo do tempo, conservação, saúde e justiça social. Todos têm direito a uma água com qualidade e um ar limpo. E isto não é apenas responsabilidade dos governantes, mas também da sociedade civil, em que todos tem o dever de fazer a sua parte de acordo com as  suas possibilidades que são dadas. 

O grande problema das grandes cidades é o destino do lixo gerado. É a imensidão de sacolas plásticas de supermercados. É o mar de embalagens desnecessárias que encarecem os produtos. Existem práticas que cada um pode trazer para sua realidade. Consumir de forma sustentável implica poupar recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração, reutilizar e reciclar a maior quantidade de resíduos possíveis (Ministério do Meio Ambiente). Vejamos como podemos contribuir:

- Em casa, separe o lixo seco do lixo úmido. O seco seria papel, lata, vidro, plástico, tetrapak, entre outros, devendo estar todos estes materiais limpos para que possam ser aproveitados por pessoas, ou cooperativas que reutilizam este material, assim gerando renda e emprego. O úmido seria restos de alimentos: cascas, talos, folhagens e etc. Estes podem ser aproveitados para serem transformados em adubos através da técnica da compostagem. 
-Papel higiênico não é reciclável, portanto deve estar separado dos demais resíduos. Nem papelão engordurado.

-Evite comprar produtos com muitas embalagens.

-Procure na internet locais de coleta de resíduos próximo à sua residência como por exemplo o descarte de pilhas, baterias, lâmpadas, entre outros. Um deles é o site http://www.ecycle.com.br. 

-Existem mercados que tem posto de coleta, como por exemplo, o supermercado Extra, para plástico, vidro, papel, alumínio e óleo usado.



                                    

-Não jogue óleo usado na pia. Causa entupimento, contaminação dos rios, e impermeabilização do solo. Quando for fazer fritura, use uma garrafa e ali deposite o óleo usado. Depois encaminhe a um local de coleta. O óleo usado pode ser transformado em sabão.

- Quando for ao mercado leve sua sacola retornável, você estará ajudando muito na diminuição da poluição causada por sacolas plásticas que levam anos para se decompor.

                                                           

-Procure investir na qualidade do produto desde que este respeite o meio ambiente. É melhor pagar um pouco mais caro e ter um produto mais durável.

-Procure saber quais empresas tem compromisso com questões ambientais que vão desde a extração da matéria prima até o produto final. Alguns deles apresentam rotulagem ambiental que é um selo a um produto ou serviço com informações sobre o impacto ambiental que deve ser menor quando comparados aos mesmos serviços e produtos disponíveis no mercado. São alguns deles: FSC (produtos florestais), LEED (edificações),  PROCEL (equipamentos eletrônicos), etc.
 

-Lembrar sempre dos cincos ERRES: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar.

                              

2 comentários:

  1. ótimo texto... O cuidado q temos como nossa casa é o mesmo cuidado q temos q ter com o meio ambiente, se gostamos do nosso lar limpo o mesmo deve ser como meio ambiente ... O Brasil infelizmente está distante no quesito de reaproveitamento de materiais, deve se r estimulado a melhorar cada vez mais... Devemos seguir o exemplo do Japão q é um dos países com maiores índices de reciclagem do mundo.. Manter o meio ambiente limpo é uma questão de boa educação...

    ResponderExcluir