terça-feira, 26 de agosto de 2014

SUSTENTABILIDADE E A FELICIDADE

Todos os dias somos bombardeados pela mídia que para ser é preciso ter. Somos bombardeados que sempre falta algo para que a nossa vida seja feliz. O que temos não serve. E a solução para isto tudo é consumir para sanar o "vazio" da nossa  vida. Associam que a felicidade está nas coisas. E se esquecem que as coisas são efêmeras. Não é preciso do muito para ser feliz. Na verdade, basta apenas algo para ser feliz: querer. Vem de dentro para fora. Vem do coração. Vem de um lugar onde não existem indústrias: vem da nossa alma. Paz e alegria não vem de fora para dentro, e sim de dentro para fora. Felicidade é assim: um sorriso, um gesto, uma abraço,um carinho, uma ajuda, uma gentileza, e isso não dá para comprar, Ser feliz é ser permitir, é ter olhos de compaixão, é ser um pacificador, é ter sensibilidade e ser emocionar com um simples detalhe. A felicidade trilha dois caminhos: contemplação e admiração. 

                                    

A sustentabilidade é coisa de gente feliz. É coisa de gente que ama o meio ambiente. É coisa de gente que ama o próximo. É coisa de gente que ama a si mesmo. É atitude do compartilhar, do dividir, de ajudar e de preservar e de ser solidário. Sustentabilidade não tem nada ver com consumismo, com individualismo, com imediatismo. A sustentabilidade procura a felicidade nas coisas simples da vida: andar de bicicleta, fazer um piquenique com a família e com quem se gosta, caminhar, passear na praia, ver o por-do-sol, reunir os amigos em casa para um jantar, assistir uma exposição, andar de skate, enfim atividades que não são de caráter consumistas. 


      

Sustentabilidade e felicidade são amigas. Posso até dizer que são irmãs porque partilham dos princípios da justiça, da equidade, e do cuidado. Buscam viver de forma que permitem as gerações seguintes de desfrutarem do mesmo direito à uma vida de qualidade preservando o meio ambiente.

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário